terça-feira, 25 de maio de 2010

Unidades

Em termos de organização vertical os exércitos englobam unidades de vários escalões. As unidades especializadas numa única arma ou serviço são conhecidas por "pequenas unidades". As unidades de escalão superior que englobam várias pequenas unidades de armas e serviços diferentes são chamadas "grandes unidades", sendo normalmente comandadas por oficiais generais. Tradicionalmente, em ordem crescente, os diversos escalões das unidades do Exército são os seguintes:

Esquadra - unidade básica comandada por um cabo, composta por quatro a oito elementos.

Seção - fração comandada por um sargento, composta por duas ou três esquadras.

Pelotão - a menor unidade de comando de oficial (normalmente tenentes), composta por duas ou três seções.

Companhia - unidade sob comando de um capitão, constituída por diversos pelotões. Tradicionalmente, na cavalaria é chamada esquadrão e na artilharia bateria.

Batalhão - a menor unidade comandada por um oficial superior (normalmente major ou tenente-coronel), composta por diversas companhias. Em algumas armas e serviços adopta a designação de grupo ou regimento.

Regimento - tradicionalmente a maior pequena unidade existente, comandada por um coronel e incorporando vários batalhões. Atualmente, na maioria dos exércitos deixou de ser uma unidade operacional, mantendo-se apenas em alguns como unidade administrativa. Com a extinção deste escalão, alguns exércitos, por motivos de tradição, passaram a chamar regimento às unidades de escalão batalhão de algumas armas, como é o caso da cavalaria no exército brasileiro.

Brigada - tradicionalmente, a menor grande unidade sob comando de um oficial general. Antigamente, era composta por vários regimentos, mas actualmente as suas subunidades maiores são de escalão batalhão.

Divisão - agrupamento de várias brigadas, mais unidades de apoio divisionário, totalizando entre dez mil e vinte e cinco mil efetivos.

Corpo de Exército - agrupamento de várias divisões, mais unidades de apoio de corpo de Exército, com um efectivo entre vinte mil e oitenta mil militares.

Exército - agrupamento de vários corpos de Exército, com mais de duzentos mil efetivos. Antigamente, era a denominação genérica de uma grande unidade em operações, sob o comando de um oficial general. No Brasil era denominado Exército um comando territorial agrupando várias regiões militares.

Grupos de Exército - agrupamento de vários exércitos, com mais de setecentos mil militares.

Muitas vezes são constituídas unidades provisórias de escalão variável que são conhecidas por destacamentos, grupamentos ou forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário